Agenda
Grande Prêmio Taubaté de Paraciclismo - 2ª Etapa Campeonato Paulista de Paraciclismo - Resistência | 29/05

 




CLIQUE AQUI PARA 
INSCREVER


  RANKING NACIONAL CLASSE 4 

APRESENTAÇÃO:

Grande Prêmio Taubaté de Paraciclismo 2022
2ª Etapa Campeonato Paulista de Paraciclismo 2022


O Clube de Ciclismo de São José dos Campos e a EMX Promoções e Eventos. com supervisão da Federação Paulista de Ciclismo e Confederação Brasileira de Ciclismo através SECRETARIA DE ESPORTES, COM APOIO  DA SECRETARIA DE TRANSPORTES realizarão no próximo dia 29/05/2022, O Grande Prêmio Taubaté de Paraciclismo 2022. 

DATA DO EVENTO:

29/05/2022


LOCAL: Mirante do Pôr do Sol Taubaté
               Estrada do Pinhão - Estiva - Taubaté - SP


Cidade: 
TAUBATÉ - SP

CATEGORIAS OFICIAIS 2022:

Masculino e Feminino

Tandem:

Este grupo inclui atletas que possuem qualquer limitação visual.
Esta classificação é baseada na visão remanescente, de acuidade e/ou campo.

Ciclismo C1:

Este grupo inclui atletas com bicicletas, que tenham espasticidade severa, deambulação sem auxilio, amputação com ou sem uso de prótese.

Ciclismo C2:

Este grupo inclui atletas com bicicletas, que tenham espasticidade moderada, acometendo principalmente os membros inferiores, amputação com diversas combinações, com ou sem uso de prótese.

Ciclismo C3:

Este grupo inclui atletas com bicicletas, que tenham espasticidade moderada, acometendo principalmente os membros inferiores, amplitude de movimento limitada, amputação simples ou dupla, com ou sem prótese.

Ciclismo C4:

Este grupo inclui atletas com bicicletas, que tenham espasticidade leve, dificuldade de controle de guidão, amplitude de movimento limitada, amputação simples ou dupla, com ou sem prótese.

Ciclismo C5:

Este grupo inclui atletas com bicicletas, com menor comprometimento motor, pequenas incapacidades, amputação simples, com ou sem uso de prótese.

Triciclo T1 / T2:

Este grupo inclui atletas com triciclo, com instabilidade sobre uma bicicleta, com membros inferiores e superiores comprometidos, que necessitam ou não de auxilio para deambular.

Handbike H1:

Este grupo inclui atletas com handbike, com tetraplegia C6 ou acima, e grave atetose, ataxia, distonia. Perda de controle do tronco e pouca funcionalidade dos membros superiores, extensão limitada do cotovelo, quadriplegia simétrica ou assimétrica, espasticidade nos membros superiores e inferiores.

Handbike H2:

Este grupo inclui atletas com handbike, com tertraplegia C7/C8, e grave atetose, ataxia, distonia. Perda total da estabilidade do tronco e da função do membro inferior, quadriplegia simétrica ou assimétrica, espasticidade nos membros superiores e inferiores, com no mínimo grau 2 de espasticidade.

Handbike H3:

Este grupo inclui atletas com handbike, com paraplegia com estabilidade de tronco muito limitada, quadriplegia moderada com ou sem atetose e ataxia, hemiplegia severa, diplegia grave e deficiências neurológicas.

Handbike H4:

Este grupo inclui atletas com handbike, com paraplegia sem função dos membro inferior, ou muito limitada, estabilidade normal ou quase de tronco, diplegia e atetose, ataxia, distonia, hemiplegia com espasticidade.

Handbike H5:

Este grupo inclui atletas com handbike, com paraplegia, amputação unilateral ou bilateral, perda incompleta do membro inferior, hemiplegia com espasticidade, diplegia, leve atetose ou ataxia moderada.

Surdos:

Este grupo inclui paratletas com bicicletas de estrada, que possuem deficiência auditiva severa.

DI:

Este grupo inclui paratletas com Sindorme de Down e Deficiência Intelectual.

 MASTER LIST CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL OFICIAL - clique aqui


INFORMAÇÕES GERAIS ESPECÍFICAS PARA PROVAS DE PARACICLISMO

PROVA DE ESTRADA

O circuito da prova será fechado para aquecimento 15 minutos antes do início da competição, após esse fechamento, será terminantemente proíbido o trânsito de qualquer um dos paratletas inscritos, caso isso venha a acontecer, o mesmo poderá sofrer alguma sanção.

A área para assinatura de súmulas estará próxima a área de largada, para facilitar o acesso dos paratletas para suas respectivas largadas. A assinatura de súmula deverá ser no máximo 15 (quinze) minutos antes do horário de largada de cada uma das respectivas baterias de prova.

Após a largada da primeira bateria, fica proíbido o aquecimento no circuito da prova, caso algum paratleta o faça, o mesmo poderá ser punido.

EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS

O uso de capacete é obrigatório para todos os paratletas dentro do circuito, em competição, em aquecimento e em todo decorrer do circuito, sempre que o mesmo estiver sobre a bike em movimento, deve o capacete estar afivelado.

Os paratletas devem usar seus respectivos uniformes de equipes de cadastro na temporada, durante todas as competições e cerimônias de premiação, se não o fizer poderá ser desqualificado (DSQ), ou impedido de competir.

O triciclo deve estar dentro das especificações mínimas e máximas permitidas por regra, ou seja, a roda dianteira deve ter um diâmetro entre, 55cm mínimo e 70cm máximo, incluindo o pneu, já as rodas duplas traseiras, devem ter um diâmetro mínimo de 60cm e máximo de 85cm, incluindo o pneu. Um triciclo não pode ultrapassar a medida de 200cm de comprimento e 95cm de largura. Nas provas de estrada, para o triciclo, o uso da barra de segurança (para-choques) é obrigatório, na prova de CRI o uso não é obrigatório.

Assim como no triciclo, a handbike também deve estar dentro das especificações mínimas e máximas permitidas por regra, ou seja, as rodas duplas traseiras, devem ter um diâmetro mínimo de 55cm e máximo de 70cm, incluindo o pneu. A handbike não pode ultrapassar a medida de 250cm de comprimento e 75cm de largura. 

Para a handbike é obrigatório o uso dos seguintes equipamentos de segurança:
- Barra de segurança (para-choques), exceto nas provas de CRI;
- Espelho retrovisor, podendo estar fixado na handbike e/ou, capacete, com exceção a categoria H5;  
- Proteção de coroa, com pelo menos 180° no envolto da mesma, deixando totalmente seguro o rosto do atleta;
- Calçado fechado com solado adequado.
- Fixador de pés e/ou, pernas, qualquer acessório que fixe firmemente os pés ou pernas, ao ponto que não venha a cair, escapar da handbike no decorrer da prova.

Esses acessórios de segurança, descritos nos parágrafos anteriores, para o triciclo e para a handbike, são obrigatórios, podendo o atleta que não cumpra, ser desclassificado ou impedido de competir, caso não tenha autorização prévio do comissário responsável.

Não é permitido o uso de uniformes de equipes PRO TOUR e também como diz os Artigos UCI 1.3.056, 1.3.059 e 1.3.064, não é permitido o uso das cores do arco-íris da UCI, ou seja, as cores de Campeão Mundial, essa proibição se estende a todo e qualquer equipamento, acessório ou roupas, como por exemplos, capacetes, óculos, camisas, luvas, bermudas, meias, sapatilhas, rodas, quadros, garfos, guidões, selins e outro quaisquer. Se algum paratleta portar algum destes e o mesmo contenha as cores, deverá tirá-lo ou cobrí-lo, caso contrário será impedido de competir na prova em questão.

Qualquer paratleta que considere necessário usar uma bicicleta que esteja fora das medidas estipuladas, deve procurar o Colégio de Comissários para informações técnicas e autorização para utilização da mesma.

De acordo com o Artigo UCI 16.14.001, todas as bicicletas usadas na competição devem estar em conformidade com os regulamentos da UCI, lembrando com isso que a largada poderá ser proíbida, caso a bicicleta ou o equipamento não estiverem em conformidade com os regulamentos.

Conforme descrito no Artigo UCI 16.10.002, é obrigatório para todas as provas de paraciclismo, ou seja, as seguintes cores do capacete são obrigatórias para cada classe esportiva:

- Capacete VERMELHO - ciclismo C5 (masculino/MC5 e feminino/WC5), triciclo T2 (masculino/MT2), handbike H4 (mascullino/MH4 e feminino/WH4) e tandem masculino (MB);

- Capacete BRANCO - ciclismo C4 (masculino/MC4 e feminino/WC4), triciclo T2 (feminino/WT2), handbike H3 (masculino/MH3 e feminino/WH3) e tandem feminino (WB);

- Capacete AZUL - ciclismo C3 (masculino/MC3 e feminino/WC3), triciclo T1 (feminino/WT1) e handbike H2 (masculino/MH2);

- Capacete PRETO - ciclismo C2 (masculino/MC2 e feminino/WC2), triciclo T1 (masculino/MT1) e handbike H5 (masculino/MH5 e feminino/WH5);

- Capacete AMARELO - ciclismo C1 (masculino/MC1 e feminino/WC1) e handbike H2 (feminino/WH2);

- Capacete VERDE - handbike H1 (masculino/MH1);

- Capacete LARANJA - handbike H1 (feminino/WH1).

Lembre-se, os paraciclistas que usam o capacete de cor errada na competição, poderão não largar, e/ou, poderão ser retirados da prova e ser desqualificado.

Os números devem ser exibidos o mais visível possível.

O vácuo, na prova de estrada, só é permitido entre os paraciclistas da mesma categoria, qualquer paraciclista que for pego no vácuo de um paraciclista que não seja da mesma categoria será desqualificado.

Quando as categorias largarem em grupos estas poderão utilizar de vacuo entre si, exemplo se largar C4 e C5 juntas estas poderão pegar vacuo entre si,mas não de outras categorias que não largaram no mesmo grupo, mas estão no circuito.

Na prova de estrada, o  abastecimento é permitido somente nas áreas pré definidas pelo Comissário em cada uma das voltas, com exceção da primeira e da última volta, o Colégio de Comissários pode conceder exceções, dependendo das condições climáticas e da categoria, tipo e duração da corrida.

RESULTADOS:

Todos os resultados, de todas as categorias, serão divulgados, no local de prova, assim que for oficialmente encerrada a disputa em questão e conferidas se houve penalidades, feito isso os mesmos serão afixados no painel de comunicados para conhecimento de todos e pós-evento, os mesmos estarão à disposição no sites: www.fpciclismo.org.br e www.clubedeciclismosjc.com.br 

INSCRIÇÕES:

A Inscrição será feita antecipada através do formulário CLIQUE AQUI
,
Todos os atletas deverão estar federados em sua federação estadual de origem;


HOSPEDAGEM: 


VALORES: 

Os Atletas deste Campeonato deverão obrigatóriamente fazer a doação de 2kg de alimentos não perecível. (Arroz, Feijão ou Óleo).

DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO SERÁ DIA 14/05/2022

PREMIAÇÃO: 
TODAS AS CATEGORIAS SERÃO PREMIADAS COM MEDALHÕES PERSONALIZADOS DE 1º. à 3º. COLOCADOS.

CIRCUITO:



PROGRAMAÇÃO:

- 29/05/2022 – DOMINGO

O INICIO DA PREMIAÇÃO DOS ATLETAS SERÁ APÓS AS 10:20H.

ORDEM DE LARGADA:

Todos atletas deverão estar concentrados para a largada com no minino de 30 minutos de antecedência, não haverá atraso nas largadas!

Concentração as 7h00!

- 1ª. Bateria, horário previsto de largada às 8h00.:

DI/APAE                                1 VOLTA  

- 2ª. Bateria, horário previsto de largada às 8h20.:

H1, H2, H3, H4 e H5           01h30m
T1/T2                                   01h00m  
C1,C2,C3,C4 e C5              01H30M
TANDEM                             01H30M
SURDOS                             01H30M

 

PARTICIPAÇÃO:

Aberto para todos os atletas e equipes de todo o país, que estejam federados as entidades representativas da modalidade em seu estado de origem.

RESPONSABILIDADES: 

O CLUBE DE CICLISMO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, Organizadores e Patrocinadores se eximem de quaisquer RESPONSABILIDADES quanto a eventuais danos á competidores e/ou acidentes oriundos da realização da prova. Todo ATLETA deverá usar o capacete, enquanto estiver no aquecimento e na competição, se o mesmo for pego sem o capacete aquecendo, ou no vácuo de outra categoria, será desclassificado da prova do dia, se persistir será suspenso de provas futuras.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O EVENTO: 

- CLUBE DE CICLISMO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS  das 09:00 às 12:00h / 14:00h às 17:00h. (12) 981420856 c/ SÔNIA.

www.clubedeciclismosjc.com.br


APOIO: 

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAUBATÉ.
SECRETARIA DE ESPORTES DE TAUBATÉ.

SECRETARIA DE TRANSPORTES DE TAUBATÉ.

REALIZAÇÃO: 

- CLUBE DE CICLISMO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
- EMX PROMOÇÕES E EVENTOS
- ITALY EVENTES AND SOLUTIONS



SUPERVISÃO:

- FEDERAÇÃO PAULISTA DE CICLISMO
- CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO
- LIDER - LIGA DE DESPORTOS DE RENDIMENTO E DE BASE DA CAPITAL VALE  DO PARAIBA E LITORAL NORTE
  

PATROCINADORES E COLABORADORES:

   

Mais informações
Data: 29/05
Local: Taubaté - SP
Horário: 07:00
Informações: www.clubedeciclismosjc.com.br
LIDER - Liga de Desportos de Rendimento e de Base da Capital Vale Do Paraíba e Litoral Norte
Avenida Lineu de Moura, 205, sala 2 - Vale dos Pinheiros
São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 98142-0856
E-mail: [email protected]
INFORMATIVO
Receba as nossas novidades no seu e-mail.
Nome:
E-mail:
Desenvolvido por: Varginha Online Tecnologia da Informação